Um grupo de homens armados assaltou na noite desta segunda-feira, na localidade de Bobole, distrito de Marracuene, província de Maputo, uma viatura ligeira com três ocupantes, tendo na altura assassinado as vítimas e queimado os corpos no interior do carro.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, evitou relacionar o grupo com homens armados da Renamo. “Não posso especular nada por ser ainda cedo para se chegar a qualquer tipo de conclusão”, justificou perante a insistência de jornalistas no habitual briefing semanal.
Segundo testemunhas que relataram o crime, a viatura foi interpelada na estrada por homens “fortemente armados” que obrigaram os ocupantes a sair do carro e crivá-los de balas antes de queimarem os corpos das vítimas.
O crime ocorreu por volta das 22.00 horas desta segunda-feira, numa das quintas do distrito da Manhiça. Por outro lado, indivíduos desconhecidos ainda a monte assaltaram na madrugada desta terça-feira, no bairro do Zimpeto, em Maputo, uma residência de um comerciante e violaram sexualmente a sua esposa, indicou Cossa.
Os assaltantes, que estavam munidos de armas de fogo do tipo AK-47, ainda agrediram o irmão do comerciante antes de roubarem altas somas de dinheiro em numerário e cheques que se encontravam no interior da casa.