Um cidadão que em vida respondia pelo nome de António Mutoa, de 32 anos de idade, morreu soterrado na última quarta-feira (29), quando estava a extrair areia para venda, no bairro de Mutauanha-piloto, arredores da cidade de Nampula.
Na altura do incidente, o malogrado estava na companhia dos seus amigos, segundo os quais ele encontrou a morte no local depois de uma camada de areia ter caído nas suas costas.
Segundo testemunhas, a terra já estava molhada e os jovens, incluindo o malogrado, arriscaram as suas vidas ao extrair a areia nas condições em que se encontrava o solo. Apurámos, ainda, que o finado cavava no sentido horizontal, o que fez com que a terra desabasse facilmente.
Refira-se que a princípios do mês de Janeiro, uma equipa multissectorial constituída pelos agentes da Polícia Municipal e da Direcção Provincial dos Recursos Minerais, escalou os locais onde predomina a extracção de areia com o objectivo de desencorajar aquela prática, porém, alguns cidadãos insistem em exercer a actividade.