As chuvas intensas que se fizeram sentir na província de Nampula nas primeiras semanas do mês de Janeiro não afectaram a actividade agrícola mas as autoridades do sector manifestaram a sua preocupação em relação à destruição de 150 hectares de culturas diversas devido à acção de diversos tipos de pragas tais com a lagarta invasora e o gafanhoto elegante.
A situação afectou um total de 1.978 famílias residentes nos distritos de Moma, Nacala-à-Velha, Rapale, Murrupula e na cidade de Nampula. Das culturas mais afectadas destacam-se o milho, feijão, mandioca e arroz.
Segundo o chefe dos Serviços Provinciais de Extensão Rural na Direcção Provincial de Agricultura, Ernesto Pacule, as famílias afectadas já beneficiaram das sementes para fazer a segunda sementeira para repor as áreas perdidas.
Aquele responsável acrescentou que os técnicos do seu sector encontram-se a trabalhar com os agricultores de todos os distritos para ajudar a controlar a situação, sendo que até o momento não foi registado nenhum cenário que possa colocar em causa as metas de produção da presente época agrícola.