O deputado pela bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República (AR), Danilo Ragu, morreu neste domingo (26) vítima de um acidente de viação ocorrido no distrito da Manhiça, província de Maputo.
Em vida, Ragu era deputado pelo círculo eleitoral da província de Gaza, sul do país.
Segundo o porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo, Edmundo Galiza Matos Júnior, o sinistro ocorreu quando um camião cortou prioridade a viatura em que seguia o deputado, o que resultou num violento embate, deixando-o gravemente ferido.
Informações preliminares indicam que Ragu, que se fazia acompanhar na viatura de um dos seus filhos, perdeu a vida a caminho do hospital.
O filho, que também ficou ferido, segundo Galiza Matos que falava à AIM,encontra-se sob cuidados médicos no Centro de Saúde da Manhiça.
A fonte explicou que, para além do carro em que viajava o deputado, o camião embateu também na viatura da esposa, que seguia atrás do carro do marido com outros filhos. ?Na sequência disso, a esposa sofreu na região de abdómen?, explicou o porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo, sem avançar mais detalhes.
No parlamento moçambicano, Ragu fazia parte da Comissão dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Legalidade (Primeira Comissão), sendo que no partido, ele era membro do Comité Central desde o X Congresso, que decorreu em Setembro de 2012, em Pemba, provincia nortenha de Cabo Delgado.
Ragu era também membro do Conselho Jurisdicional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM). Ao nível do governo, o finado era Inspector no Ministério moçambicano do Trabalho (MITRAB), afecto ao Instituto Nacional de segurança Social.