Três salas de aulas da Escola Primária de Mutomote, arredores da cidade de Nampula, que no passado mês de Dezembro desabaram em consequência das chuvas, o que provocou a morte de três alunos e igual número de feridos, estão a ser reconstruídas com material convencional disponibilizado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
Para além das obras das três salas de aula, o estabelecimento de ensino primário vai igualmente beneficiar de um fontenário e as respectivas valas de drenagem.
De acordo com Virgínia Malauene, delegada provincial do INGC em Nampula, trata-se do primeiro apoio que a sua instituição presta às vítimas das chuvas a nível da cidade de Nampula, enquanto decorre o levantamento dos outros danos causados por este fenómeno.
Embora não tenha avançado o montante, Virgínia Malauene revelou que as obras, iniciadas hoje, terão a duração de nove dias para permitir que as salas estejam prontas antes da abertura do ano lectivo.
Refira-se que o INGC a nível da província de Nampula dispõe de dois milhões de meticais para a operacionalização do seu plano de contingência.