As Nações Unidas retomaram, terça-feira (7), a distribuição de ajuda alimentar a 100 mil deslocados de Bangui, capital da conturbada República Centroafricana (RCA), Depois de cerca de três semanas de suspensão na sequência de um ataque à zona de distribuição por homens armados de catanas que roubaram parte da assistência.
A última distribuição de alimentos ocorreu a 18 de Dezembro último e, segundo um comunicado da ONU divulgado em Nova Iorque, o Programa Alimentar Mundial (PAM) distribuiu alimentos, baldes, tendas e cisternas de água oferecidos por outras organizações para a zona do aeroporto de Bangui, que acolhe cerca de 100 mil deslocados.
Planos estão em curso de elaboração para atingir o resto dos deslocados dentro de 10 dias, refere o documento. O comunicado nota, no entanto, que responsáveis do PAM exprimiram uma profunda preocupação face à deterioração da segurança no noroeste do país e exortaram todas as partes em conflito a garantir aos necessitados um acesso seguro à ajuda.
Segundo a ONU, milhares de pessoas morreram, enquanto cerca de um milhão foram deslocadas e dois milhões e 200 mil outras, ou seja, metade da população, se encontra em extrema necessidade de ajuda humanitária.