As pequenas e médias empresas moçambicanas prestadoras de serviços aos grandes projectos económicos e industriais baseados no país registaram um volume de vendas dos seus produtos no valor de 53 milhões de dólares norte-americanos no período de 2003 a 2012.
No geral, foram concedidos pouco mais de 1500 créditos pela banca comercial activa no país, fruto de um acordo estabelecido entre aquelas instituições financeiras e a International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, e várias firmas multinacionais que operam no mercado nacional.
Com base num investimento inicial de cerca de um milhão de dólares norte-americanos, realizado pela IFC e empresas parceiras, o programa permitiu que 43 pequenas e médias nacionais assinassem contratos com várias empresas de grande dimensão no valor de 15 milhões de dólares norte-americanos, segundo dados da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), contidos no seu relatório intitulado Análise das Ligações Comerciais em Moçambique.
A iniciativa visa melhorar a qualidade de serviços e incrementar o nível de competitividade das pequenas e médias empresas nacionais interessadas em prestar servi- cos aos megaprojectos.
O programa foi estabelecido após a identificação das debilidades do sector privado moçambicano e a sua incapacidade para satisfazer os padrões de comércio internacional como “os obstáculos para uma colaboração efectiva entre os grandes empreendimentos e as pequenas e médias empresas locais” salienta a USAID, uma das apoiantes da iniciativa.
Refira-se que as empresas beneficiárias da iniciativa prestam serviços diversos a firmas como Mozal, Sasol, Rio Tinto, Vale Moçambique, Coca-Cola, Ncondezi Coal, Beacon Hill Resources, entre outras.