Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

União Europeia suspende trabalhos com Ucrânia sobre acordo comercial

A União Europeia disse, este domingo (15), que suspendeu novos trabalhos com a Ucrânia sobre um acordo ambicioso de cooperação e comércio porque o governo em Kiev não conseguiu dar um compromisso claro sobre a assinatura do acordo.

O director da UE, Stefan Fuele, disse no Twitter que as palavras e acções do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, e o seu governo sobre o pacto proposto estavam “cada vez mais distantes. Os argumentos deles não tem embasamento na realidade”.

Fuele disse que tinha dito ao vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Serhiy Arbuzov, em Bruxelas na quinta-feira, que uma discussão mais aprofundada sobre o acordo de comércio dependia de um compromisso claro de Kiev a assiná-lo, mas que ele não tinha recebido nenhuma resposta.

Como resultado, os trabalhos sobre o acordo estavam “em espera”, disse. Esperava-se que Kiev assinasse o acordo num encontro no mês passado, mas Yanukovich virou as costas no último minuto, em favor de laços mais estreitos com Moscovo, levando a protestos em massa em Kiev.

A UE manteve a sua oferta sobre a mesa e Arbuzov disse em Bruxelas na quinta-feira que a Ucrânia iria assinar o pacto em breve, mas Bruxelas contesta as afirmações de Kiev de que precisa de 20 bilhões de euros de ajuda da UE para compensar o custo de adaptação ao acordo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!