O Governo de Moçambique alargou para Dezembro de 2016 o prazo para o requerimento da pensão de reforma das Forças de Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), através da aprovação, esta terça-feira (03), em Conselho de Ministro, do respectivo decreto. O prazo inicialmente previsto expirou no ano passado.
O primeiro decreto havia sido aprovado há duas décadas e, apesar do longo período constatou-se que ainda há ex-militares que mesmo tendo direito a pensão ainda não estão a usufruir do mesmo. Alguns porque não dominam os procedimentos para tal feito, outros, simplesmente por não saberem onde devem submeter o expediente para ter direito a pensão.
Daí que, segundo explicou o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, será necessário um amplo trabalho de divulgação desse direito pelo país. “O prazo passou e muitos não reclamaram as suas pensões.”
Até o presente momento, cerca de cinco mil processos de beneficiários estão em tramitação em todo paí,s enquanto menos deste número já recebeu a sua pensão. Ainda na sessão desta desta terça-feira, o Conselho de Ministro saudou as Forças de Defesa e Segurança por terem garantido ordem e segurança durante o processo eleitoral de 20 de Novembro passado e 01 do mês corrente.