O Bayern Munique, campeão alemão e europeu em título, reforçou neste sábado a liderança do campeonato da Alemanha, ao vencer na caso do “vice” Borussia de Dortmund por expressivos 3-0, em encontro da 13.ª jornada.
Mario Götze, aos 67 minutos, o holandês Arjen Robben, aos 85, e Thomas Muller, aos 87, selaram o triunfo dos bávaros, que passaram a contar mais sete pontos do que os adversários de hoje, mantendo mais quatro do que o Bayer Leverkusen.
Depois de uma primeira parte muito equilibrada, em que as duas equipas podiam ter marcado, o espanhol Pep Guardiola trocou, aos 56 minutos, o ponta de lança Mario Mandzukic pelo médio Götze, que traiu os ex-companheiros, ao inaugurar o marcador, aos 67.
Em desvantagem, Jurgen Klopp, com muitas baixas na defesa, tentou tudo para virar o resultado, mas, com espaço, os bávaros sentenciaram, com um “chapéu” de Robben, servido pelo espanhol Thiago, também vindo do banco, e um tento de Müller.
Com este resultado, o Bayern Munique reforçou a vantagem para o seu principal rival e também a sua invencibilidade na prova, que passou para 38 jogos — a última derrota aconteceu a 28 de outubro de 2012 (1-2 com o Bayer Leverkusen).
Na tabela, o Dortmund caiu para terceiro, ultrapassado pelo Bayer Leverkusen, vencedor por 1-0 no reduto do Hertha de Berlim, graças a um golo solitário de Stefan Kiessling. Nos outros jogos, o Wolfsburgo, que empatou a uma bola no terreno do Nuremberga, perdeu a oportunidade de “cimentar” o quinto posto, pois tem mais um ponto (22) do que o Schalke 04, equipa que também cedeu dois pontos na visita ao Eintracht de Frankfurt (3-3).
O conjunto de Frankfurt, por sua vez, permanece em posição complicada, um lugar acima da linha de despromoção, com 11 pontos,
Por seu lado, o Friburgo (16.º, com 11 pontos) ganhou algum “oxigénio” na luta pela permanência, graças à vitória sobre o também aflito Eintracht Braunschweig, que é último (oito pontos).
No meio da tabela, em 10.º, o Augsburgo somou mais três pontos, à custa da vitória em casa, por 2-0, sobre o Hoffenheim, com dois golos do turco Halil Altintop, aos 17 e 23 minutos.