Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produtos orgânicos moçambicanos serão exportados para Europa

Os produtos orgânicos gerados em Moçambique deverão ser exportados dentro dos próximos três anos para a Europa, depois da conclusão da fase experimental ora em curso de preparação dos agricultores moçambicanos em matéria relacionada com os passos necessários para a implementação de padrões de produtos orgânicos para receberem a certificação GLOBALGAP.

Este tipo de certificação consiste num protocolo normativo que actua no mercado global como referência-chave de Boas Práticas Agrícolas (BPA), que é obrigatório para a comercialização via supermercados europeus.

Por outro lado, o Instituto para Promoção das Exportações (IPEX), entidade que está a frente do projecto, implementa o Programa Regional da Cadeia de Fornecimento e Logística para a Fruta e Vegetais Frescos, cujo objectivo é dar resposta intra-regional aos sectores público e privado na procura e desenvolvimento do conhecimento sobre os negócios na agro-indústria.

Este programa tem como beneficiários pequenos produtores, organizações intermédias e instituições de apoio ao comércio, segundo ainda o IPEX, realçando que estes projectos ora em curso no país representam um grande marco tendo em conta que actualmente o número de produtos não tradicionais de exportação para o mercado europeu no país continua baixo.

Actualmente estão a ser implementados projectos-piloto envolvendo sete produtos, nomeadamente, amêndoa de castanha, amendoim, piripiri, feijões, artesanato, manga e ananás que deverão ser exportados para a Inglaterra, Espanha, Alemanha e Portugal. O programa foi concebido tendo em conta o desenvolvimento institucional do IPEX e das exportações nacionais através da assistência na gestão e marketing de exportações.

De referir que os projectos estão a ser implementados com o apoio do Centro de Promoção de Importações dos Países em Vias de Desenvolvimento (CBI) da Holanda e conta com o envolvimento de técnicos do IPEX e diversos parceiros e actores ao longo das cadeias de valor com o objectivo de fornecer um serviço à comunidade exportadora baseado em experiências concretas de identificação de produtos exportáveis e inputs para os vários intervenientes no desenvolvimento e promoção das exportações, de acordo ainda com o IPEX.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!