Pelo menos 20 associações de por desmobilizados de guerra nos distritos de Murrupula, Nampula-Rapale, Angoche e Muecate, na província de Nampula, receberam 600 mil meticais ao longo do primeiro semestre deste ano, mercê do fundo para a implementação de projectos de geração de rendimentos.
O director provincial dos combatentes em Nampula, José Gravino, disse que dos beneficiários, seis agremiações dedicam-se ao comércio e as restantes 14 associações investiram o fundo em projectos de construção civil, criação de frangos e corte de madeira.
Segundo Gravino, pprevia-se financiar 40 associações, mas não foi possível devido ao desembolso tardio do dinheiro pelo Governo Central. Tal como está a acontecer com o Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), vulgo “sete milhões”, os beneficiários do fundo de inserção social dos combatentes, também, não devolvem os valores de financiamento com vista a serem alocado a outras pessoas.
“Depois da aprovação dos projectos, os beneficiários recebem o dinheiro e aplicam noutras áreas. Alguns contraem matrimónios com mais de duas esposas usando os mesmos fundos, facto que compromete o reembolso”, lamentou o director.