A Rússia conseguiu uma vaga no campeonato mundial de 2014, que será disputada no Brasil, com um empate em 1 x 1, esta terça-feira (15), graças a um golo no início da partida de Roman Shirokov, garantindo o primeiro lugar no Grupo F das eliminatórias europeias e deixando Portugal para a disputa da repescagem.
A Rússia, comandada pelo técnico italiano Fabio Capello, não se classificava para um campeonato mundial desde o Mundial de 2002, e marcou o primeiro golo aos 15 minutos, quando Shirokov ficou cara a cara com o guarda-redes Kamran Agayev depois do belo lançamento de Alexander Samedov, e finalizou para fazer 1 x 0.
A selecção do Azerbaijão teve Maksim Medvedev expulso aos 28 minutos da segunda parte depois de uma entrada em Shirokov, mas conseguiu empatar quando Vagif Javadov superou o guarda-redes Igor Akinfeev com uma finalização de cabeça. A Rússia, que vai sediar o Mundial de 2018, assegurou a vaga mesmo com o empate com 22 pontos em 10 partidas, um ponto a mais que Portugal, o segundo colocado da chave, que vai disputar a repescagem e ainda tem chances de se classificar para a Copa.
“Hoje foi uma boa partida. Tivemos vários momentos para sobressair, mas às vezes não tivemos sorte, às vezes o guarda-redes foi muito bom. A equipe azeri teve uma única chance e a aproveitou”, disse Capello, segundo a Itar-Tass.