A selecção nacional de voleibol sénior masculina não conseguiu transitar para a derradeira fase de apuramento ao “Mundial” da Polónia 2014. No torneio regional da Zona VI disputado em Gaberone, Moçambique terminou na quinta posição.
Depois da renúncia dos jogadores que participaram na campanha anterior, a Federação Moçambicana de Voleibol decidiu levar, para aquele país da região Austral de África, a selecção nacional sub-23 que comporta jogadores sem nenhuma experiência a nível internacional e até de jogos de alto “nível”.
Comandado pelo técnico cubano, Raul Romero, o combinado nacional venceu apenas uma partida diante do Lesotho por 3 a 2, tendo somado derrotas nas restantes, diante da Zâmbia (1 – 3), do Zimbabwe (2 – 3), do Botswana (0 – 3) e da Namíbia (1 – 3). Por este facto, Moçambique terminou na penúltima posição desta fase atrás do Lesoto.
De referir que a equipa anfitriã, Botswana, tal como sucedeu na fase pré-regional que decorreu em Maputo, foi a vencedora absoluta desta competição, tendo garantido a presença no derradeiro torneio de qualificação ao “Mundial” juntamente com a Zâmbia.