O Barcelona goleou o Ajax por 4 a 0 nesta quarta-feira, com direito a três golos que valeram uma marca importante na carreira de Lionel Messi, e começou com o pé direito no grupo H da Liga dos Campeões da Europa em futebol, em jogo que marcou a estreia de Neymar na principal competição continental de clubes do mundo.
Ao marcar o primeiro, o segundo e o quarto golo azul-grenás, o camisa 10 chegou a 62 golos no torneio, do qual é agora o segundo maior artilheiro, superando o holandês Ruud Van Nistelrooy, que tinha 60. Raúl segue como líder histórico, com 71. O terceiro gol do Barcelona foi marcado por Piqué, com direito a assistência de Neymar.
Com o resultado, o clube catalão larga na frente do grupo H, com três pontos e quatro golos de saldo. O AC Milan, que bateu o Celtic por 2 a 0, está logo atrás.
A principal novidade para o jogo foi a ausência de Xavi, que começou na reserva por opção do técnico Gerardo Martino. Com isso, Sánchez ganhou vaga na equipa titular. No Ajax, a principal novidade foi o retorno do médio Siem de Jong, recém-recuperado de lesão, que foi logo lançado entre os titulares.
A equipa da casa impôs tranquilamente o seu habitual ritmo de jogo, com toque de bola, marcação pressão e presença total no campo de defesa adversária. Apesar da busca incessante pelos seus camisas 10 e 11, o Barça, no entanto, pouco ameaçava.
Aos 22, Messi, como protagonista que é, apareceu para fazer explodir o Camp Nou. Após sofrer falta na intermediária, o astro argentino correu para a bola e mostrou toda sua categoria, acertando o ângulo direito de Vermeer, abrindo o placar da partida.
Depois de sofrer golo, o Ajax soltou-se mais e passou a ocupar espaços mais avançados no terreno de jogo. E, aos 29 minutos, o clube holandês assustou com Van Rhijn, que após lançamento em profundidade, saltou para cabecear, obrigando Valdés a fazer ótima defesa.
A resposta do clube azul-grená veio três minutos depois, com Neymar. O atacante recebeu na entrada da área, avançou e bateu colocado de pé direito. Vermeer esticou-se e defendeu com tranquilidade para fazer impedir o golo.
O jogo seguiu aberto, e aos 36 minutos, o Ajax voltou a ficar perto de marcar. Depois de jogada de Sigthórsson, que brigou com a defesa, a bola sobrou para Duarte, que finalizou bem, mas parou na defesa de Valdés. Faltando quatro minutos para o fim da etapa inicial, Messi voltou a ter um grande momento, quando enfileirou a zaga do Ajax, mas falhou na hora de finalizar, tocando fraco e parando na defesa do sul-africano Vermeer.
No segundo tempo, o Barcelona voltou sufocando o clube holandês, mas com pouca efetividade. Aos 8 minutos, após ser lançado na área, Neymar caiu e não deu sequência à jogada de ataque da equipe. O árbitro norueguês Svein Oddvar Moen ignorou o lance, mandando o jogo seguir.
Um minuto depois, Messi mostrou como se faz, com direito a um grande golo. Após passe de Busquets, o melhor do mundo livrou-se da marcação de Denswil e bateu com categoria para marcar o seu 61º golo na Liga dos Campeões.
A baliza estava aberta para o clube espanhol. Aos 24 minutos, com assistência de Neymar, Piqué marcou o terceiro. O brasileiro recebeu na esquerda e cruzou de perna direita, na cabeça do defensor espanhol, que só precisou dar leve toque para vencer Vermeer.
Logo depois do golo, o técnico Gerardo Martino aproveitou para fazer duas alterações, colocando Xavi e Pedro nos lugares de Fàbregas e Neymar, ambos muito aplaudidos pelos adeptos da casa.
As mudanças não fizeram o ritmo do jogo cair, e aos 30 minutos, Lionel Messi alcançou a impressionante marca de 62 golos em jogos de Liga dos Campeões, ao receber de Xavi, mostrar tranquilidade, e dar toque rasteiro no canto esquerdo de Vermeer.
Pouco depois da saída de bola, Mascherano destoou dos companheiros de clube e fez um penalti claro em Sereno. Na cobrança, Sigthórsson chutou no canto direito, e Valdés fez a defesa.