A BlackBerry lançou o seu novo smartphone topo de linha, o Z30, esta Quarta-feira (18), lutando para conquistar novamente a participação de mercado apesar de incertezas sobre o seu futuro.
Outrora pioneira no mundo dos smartphones, a BlackBerry declarou no mês passado que considerava opções que poderiam incluir até a sua própria venda, em face a vendas decepcionantes dos novos dispositivos que usam o sistema operacional BlackBerry 10.
O Z30, que há muito é objecto de rumores e que foi revelado num evento em Kuala Lumpur, na Malásia, será o novo dispositivo topo de linha da BlackBerry, tomando a coroa do Z10, um celular menor e que foi lançado no começo deste ano.
O novo celular com tela sensível ao toque, tela de 5 polegadas e processador de 1,7 gigahertz concorrerá com o novo iPhone 5S da Apple, o Galaxy S4 da Samsung e muitos outros dispositivos que utilizam a plataforma Android da Google.
Apesar da empresa ter lançado esforços para tornar o seu sistema operacional BlackBerry 10 a terceira maior plataforma para smartphones do mercado, os dados mais recentes do sector indicam que é mais provável que a plataforma Windows Phone, da Microsoft, ocupe essa posição à medida que os seus dispositivos continuem a ganhar espaço.
Alguns analistas argumentam que a jogada da Microsoft no começo deste mês de adquirir a divisão de telefonia da Nokia e licenciar as suas patentes por 5,44 bilhões de euros representa outro obstáculo à BlackBerry, pois é provável que a gigante de softwares redobre esforços na área de dispositivos móveis.
No entanto, a BlackBerry, que deve relatar os seus resultados fiscais do segundo trimestre na próxima semana, aparenta continuar a seguir o seu roteiro de lançamentos por agora, mesmo enquanto revisa as suas alternativas. A empresa, que anuncia o Z30 como o seu “maior, mais rápido e mais avançado smartphone” até hoje, disse que o dispositivo começará a chegar nas lojas no Reino Unido e em partes do Oriente Médio já na próxima semana.
O smartphone será vendido com operadoras e lojas seleccionadas noutras regiões no restante do ano, segundo a empresa, complementando que a disponibilidade e o preço serão anunciados por seus parceiros no momento dos seus respectivos lançamentos.