O Manchester United teve dificuldades na primeira parte, mas conseguiu impor seu domínio sobre o Bayer Leverkusen e estreou-se no grupo A da Liga dos Campões Europeus em futebol com uma vitória por 4 a 2 em Old Trafford nesta terça-feira.
O grande destaque dos donos da casa foi o atacante Wayne Rooney, autor de dois golos, ambos na etapa final. Van Persie abriu o placar ainda com o único gol que saiu antes do intervalo, e Valencia marcou o quarto. Rolfes e Toprak balançaram a rede a favor da equipe alemã. No outro jogo do grupo, o brasileiro Alex Teixeira fez os dois golos da vitória do Shakhtar Donetsk sobre a Real Sociedad por 2 a 0 na Espanha.
A partida começou com ritmo lento até que Van Persie quebrasse a inércia, aos dez minutos. O atacante holandês chutou cruzado e tirou tinta da trave direita do guarda-redes Leno. Depois de passar os primeiros instantes recuado, o Leverkusen foi se soltando, mas, quando vivia seu melhor momento no jogo até então, foi castigado com um golo do adversário. Evra recebeu passe de Kagawa e cruzou na medida para Rooney pegar de primeira e abrir o placar em um belo lance.
A partir daí, os ‘Diabos Vermelhos’ diminuíram o ritmo e passaram a apostar nos contra-ataques. Num deles, aos 27, Kagawa teve espaço pela esquerda, mas errou passe para Rooney e desperdiçou boa chance para ampliar.
O jogo foi ficando morno até momentos antes do intervalo, quando o United acordou e esteve perto do segundo golo. Aos 42, Rooney cobrou falta e tirou tinta da trave direita. Logo em seguida, aos 44, Kagawa foi acionado por Valencia e, contando com desvio, mandou perigosamente para fora.
A primeira boa oportunidade de golo após o intervalo também foi dos donos da casa, mas Rooney falhou de forma incrível. Aos seis minutos, ele roubou a bola no campo de ataque, driblou o guarda-redes e preferiu chutar em vez de rolar para Van Persie, errando o alvo.
O castigo para o atacante e todo o clube da casa veio dois minutos depois. Rolfes acertou um belo chute de fora da área e tirou as chances de defesa de De Gea, deixando tudo igual.
A festa dos visitantes durou apenas cinco minutos. Valencia fez grande jogada individual pela direita e levantou na área para Van Persie, que acertou um lindo chute ainda contou com falha de Leno para desempatar.
O Leverkusen ainda esboçou a reação, mas teve como melhor chance uma tentativa da entrada da área de Lars Bender, que entrou na etapa final, mas o guarda-redes segurou sem grandes problemas.
Irregular até então, o United matou o jogo a partir dos 25 minutos. De Gea fez um passe longo, ninguém do Leverkusen cortou e a bola ficou limpa para Rooney marcar mais um.
A equipe alemã não teve mais forças para buscar sequer o empate, e ainda sofreu o quarto golo, aos 34. Rooney agora atacou de garçom, puxou o contra-ataque e serviu Valencia, que finalizou com força de pé esquerdo e deixou o dele.
Com a vitória já sacramentada, os ‘Diabos Vermelhos’ relaxaram, e o clube alemão conseguiu marcar o segundo. Após um pontapé de canto, Reinartz finalizou e De Gea deixou a bola ressaltar nos pés de Toprak, que diminuiu a vantagem.