Cinco pessoas perderam a vida na última semana no distrito nortenho de Alto Molocué, província da Zambézia, vítimas de diarreias agudas.
De acordo com a directora dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social naquele distrito, Olga Nahera, citada pelo jornal Diário da Zambézia, as vítimas perderam a vida no Centro de Tratamento da doença aberto naquele distrito como forma de responder com a onda de diarreias que assola o distrito há mais de duas semanas.
Olga diz não se tratar de cólera, porque até agora os exames laboratoriais não avançaram nada sobre esta doença, mas assegurou que nos últimos dias, foram registados perto de 182 casos que resultaram nestes cinco óbitos na comunidade.
O principal foco das diarreias é o povoado de Malua e segundo a directora de Saúde, Mulher e Acção Social em Molocué, estes casos são resultado de consumo de água imprópria, sobretudo dos rios, visto que naquele povoado há escassez de água sobretudo neste período seco e a população recorre ao rio para encontrar o chamado precioso líquido, mas como não são usados todos cuidados de higiene, esta água acaba trazendo estes problemas.