Cerca de 75% da área de produção do milho em Moçambique estão a ser fustigados por uma doença chamada MILDIO, segundo o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
Um programa visando atestar 12 diferentes tipos de variedades de milho resistentes à doença está desde 2010 em curso no país seguido da produção e distribuição das sementes das mesmas variedades a camponeses das zonas afectadas pela mesma doença, segundo Pedro Fato, da Estação de Tratamento do Umbeluzi do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique.
Fato deu estas informações esta terça-feira a um grupo de jornalistas de vários países africanos que estão a beneficiar de uma formação sobre a agricultura, em Maputo, no âmbito da realização, esta quarta-feira, na capital moçambicana, do Fórum da Revolução Verde em África.
O encontro tem em vista debater sobre o potencial de desenvolvimento da agricultura e o papel das parcerias público-privadas em Moçambique e decorre sob o lema Pela Aliança por Uma Revolução Verde.