Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Sudão do Sul visita o Sudão

O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, encontra-se esta terça-feira a Cartum para uma visita de 24 horas ao Sudão, soube-se de fonte oficial no local. Segundo a fonte, o encontro deverá ajudar os dois países a ultrapassarem alguns obstáculos às suas relações tumultuosas para as apaziguarem.

O Presidente Kiir, que teve a honra de marchar num tapete vermelho à sua chegada à capital sudanesa, está no Sudão a convite do seu homólogo do norte, o Presidente Omar El-Bachir.

O chefe da diplomacia sudanesa, Ali Ahmed Karti, que o acolheu no aeroporto de Cartum, declarou que esta visita “abrirá a via ao estabelecimento de relações excelentes entre os dois Estados. Garantiu que as duas partes vão ultrapassar os obstáculos que têm entravado o desenvolvimento das relações (apaziguadas) entre os dois países.

O Presidente Kiir que lidera uma delegação de alto nível deve reunir-se com o seu homólogo El-Bachir no Friendship Hall de Cartum. As duas delegações terão discussões bilaterais antes de divulgarem um comunicado conjunto no termo da visita.

Segundo Karti, embora esta visita seja curta e não possa permitir abordar a pormenor todos os problemas que encontram as duas nações, éla é contudo já um bom início de aproximação.

O Sudão do Sul tornou-se num Estado independente a 9 de julho de 2011 no termo dum referendo que ratificou a sua separação do Sudão norte. Contudo, algumas questões continuam em litígio entre os dois países, nomeadamente às ligadas ao estatuto da região de Abyei, rica em petróleo, entre os dois territórios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!