O restaurante El Bulli, do catalão Ferran Adriá, foi escolhido nesta segunda-feira, pelo quarto ano consecutivo, o melhor do planeta, em uma cerimônia, em Londres.
O cadastro da revista britânica Restaurant, que equivaleria ao “Oscar da gastronomia mundial”, foi criado há oito anos, e nos últimos quatro, o restaurante El Bulli em Rosas, Catalunha, vem sendo considerado imbatível.
Mais de 600 juízes de todos os continentes foram encarregados de eleger as melhores mesas do planeta. A lista de Restaurant, que segundo os especialistas é “o referente mais importante” da gastronomía mundial, premiou os restaurantes Mugaritz, em Errentería, El Celler de Can Roca, em Girona, e Arzak, em San Sebastián, País Basco, com o quarto, quinto e oitavo lugar respectivamente.
O Fat Duck, do “chef” inglês Heston Blumenthal, ocupa o segundo lugar na relação da revista gastronômica. Esse restaurante, no norte de Londres, foi obrigado a fechar em fevereiro, devido a uma intoxicação sofrida pelos clientes, mas a revista havia concluído a lista em dezembro.