Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População de Nametil rejeita água canalizada

A população da vila de Nametil, sede do distrito de Mogovolas, prefere consumir a água proveniente dos poços, em detrimento da canalizada. Morais Cassambai, gestor da Água de Nametil, empresa de gestão privada, disse ao Wamphula Fax que a outra preocupação que apoquenta o funcionamento da sua instituição relaciona-se com a falta de pagamento das facturas, por parte de alguns consumidores.

Com capacidade de 1.140 metros cúbicos diários, o sistema de abastecimento de água de Nametil foi reinaugurado em Dezembro de 2007, como forma de ultrapassar a crise daquele liquido vital na região. Cassambai mostrou-se, também, preocupado com nível de redução das receitas internas que rondam os 20 por cento, facto que cria constrangimentos na gestão e manutenção do sistema.

A fonte revelou, entretanto, que foi efectuado um inquérito a nível local com o objectivo de apurar o nível sócioeconómico, que culminou com a adequação das tarifas de água à capacidade financeira de grande parte dos residentes de Nametil.

Cassambai disse ainda que além dos sistemáticos contactos com os clientes por forma a persuadi-los a honrarem com os seus compromissos, decorrem , em coordenação com as estruturas locais, acções de sensibilização no mesmo sentido junto da população consumidora.

Estamos a trabalhar em estreita ligação com o Laboratório de Água e Alimentos da direcção provincial de Saúde de Nampula. Afirmou a fonte. O Sistema de Abastecimento de Água iniciou com cerca de 400 ligações e actualmente possui 600 ligações. Para o presente ano, há previsões de se elevar o número de fontanários, de 15 para 20, num universo de cerca de 10 mil habitantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts