O Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) vai rever a estratégia que regula os assuntos do género em ambiente, de acompanhamento das mudanças climáticas e o respectivo plano de acção.
Para o feito, o MICOA está reunido, desde esta terça-feira (13), em Maputo, e defende que a revisão dos instrumentos em alusão visa melhorar a qualidade de vida da população, em particular da mulher e das comunidades.
A ministra do sector, Esperança Bias, disse que no acto da revisão é necessário definir as prioridades do país em relação aos assuntos ambientais e de mudanças climáticas, bem como identificar as intervenções que estejam em harmonia com o empoderamento da mulher e das comunidades com vista a assegurar a equidade nos processos de decisão, nos planos políticos, na formação e capacitação de pessoas, dentre outras acções.
Por sua vez, a assessora de Esperança Bias para a área de Género, Ambiente e Mudanças Climáticas, Alice Banze, disse que a revisão da estratégia será alargada a outros sectores, tais como de água, energia, saúde, agricultura e redução de riscos e desastres e das florestas.