O Ferroviário de Maputo e o Núcleo de Bagamoio, também da capital do país, sagraram-se vencedores absolutos do primeiro dia do Campeonato Nacional de Atletismo, certame que decorre desde quarta-feira (07 de Agosto) no Estádio Nacional de Zimpeto.
Em juvenis masculinos, o Núcleo Desportivo de Bagamoio sagrou-se campeão nacional ao conquistar, na tabela classificativa geral, um total de 136 pontos, contra 111 do segundo classificado, o Clube Ferroviário de Maputo. O pódio ficou completo com a presença da Liga Muçulmana de Chimoio, colectividade que participa pela primeira vez nas provas nacionais de atletismo.
Já em femininos, a competição foi dominada pela locomotiva da capital do país que obteve, ao todo, 147 pontos, mais 66 do que o segundo lugar, o seu homónimo das Mahotas. A delegação da província de Gaza terminou no terceiro posto com um total de 45 pontos conquistados.
O “Nacional” prossegue nesta quinta-feira (08 de Agosto) com a entrada em cena dos juniores que, devido à sua participação massiva, irão competir até sexta-feira (09), dia em que estão agendadas as respectivas finais. A prova dos seniores terá lugar no sábado (10), cujo sistema de competição será o mesmo que dos outros escalões ou seja, primeiro as eliminatórias antes das finais.
De referir que o primeiro dia foi marcado pelo famigerado Creve Machava que, para além de ter dado espectáculo nas pistas do Zimpeto, conquistou quatro medalhas de ouro nas corridas de 110 metros barreiras, de 100 e de 200 metros livres bem como no salto em comprimento.
Acompanhe as emoções desportivas em tempo real no twitter @DesportoMZ