A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula deteve, no dia 30 de Julho último, um cidadão identificado pelo nome de Carmelindo Agostinho, de 28 anos de idade, acusado de se fazer passar por médico ortopedista no Hospital Central de Nampula.
O visado reside no bairro de Napipine, arredores da cidade de Nampula. No momento da sua detenção estava a exercer as funções de um clínico, observando alguns pacientes na enfermaria da Ortopedia I da maior unidade hospitalar da região Norte do país.
Ainda na altura da detenção do suposto falso médico, foram recuperados diversos materiais cirúrgicos, dentre os quais pinças, bisturis, medicamentos, termómetro e estetoscópio.
Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Miguel Bartolomeu, a neutralização do falso médico foi graças a denúncias de alguns enfermeiros afectos ao Hospital Central de Nampula.
Bartolomeu afirmou, também, que o falso médico confessou que atendeu indevidamente os pacientes, apesar de nunca ter passado por alguma formação de enfermagem. Por isso, vai responder pelo crime de exercício indevido da actividade médica. Carmelindo está detido nas celas da 1ª esquadra da PRM em Nampula.