14 pessoas perderam a vida nesta terça-feira (23) e outras 12 ficaram feridas na sequência de um choque frontal envolvendo um mini-bus de transporte de passageiros e um camião “cavalo” no distrito do Ile, na província central da Zambézia.
Segundo informações de uma testemunha ocular o acidente aconteceu quando as duas viaturas cruzaram-se numa zona mais apertada da estrada que liga o distrito do Ile a cidade de Quelimane, onde existe uma ponte, e colidiram frontalmente.
Segundo a Rádio Moçambique dos feridos nove estão em estado grave sendo que quatro foram evacuados para o hospital rural de Mocuba e os restantes estão a receber tratamento no hospital rural do Ile.
48 mortos na semana passada
Este acidente vem engrossar a número de vítimas mortais nas estradas moçambicanas onde, só na semana finda, 48 cidadãos perderam a vida e 157 ficaram feridos em resultado de 61 sinistros rodoviários.
A Polícia da República de Moçambique indicou ainda que ocorreram 33 atropelamentos, oito choques entre carros, 13 despistes e capotamento e seis choques entre carro e moto.
Segundo as autoridades o excesso de velocidade causou 18 acidentes de viação, oito foram originados pela má travessia de peões, quatro por condução contramão e dois devido a cruzamentos irregulares.
No mesmo período a Polícia Trânsito fiscalizou 25.494 viaturas, emitiu 5.554 multas por diversas irregularidades contra o Código da Estrada, aprendeu 113 veículos, deteve 53 condutores indiciados de conduzir em estado de embriaguez e outros 13 por condução ilegal.