Os utentes do Centro de Saúde 25 de Setembro na cidade de Nampula estão preocupados com a segurança no recinto daquela unidade sanitária devido à existência de supostos ladrões que se fazem passar por enfermos para lograr os seus intentos maléficos.
Segundo apurámos, os malfeitores fingem que são doentes, alguns em estado grave, e durante a sua estadia no centro de saúde pedem emprestado telemóveis, por exemplo, dos pacientes ou dos seus acompanhantes e posteriormente desaparecem.
Cláudia Lucas, de 28 anos de idade, residente do bairro de Napipine, foi uma das vítimas desses actos malévolos. Contou-nos que foi interpelada por uma jovem que parecia estar preocupada, pediu-lhe emprestado telemóvel alegando que pretendia informar aos familiares que iria ficar internada, porém, minutos depois sumiu.
Alguns funcionários do Centro de Saúde 25 de Setembro de Nampula confirmaram-nos essas ocorrências e sublinharam que as queixas dos doentes frequentementes. Alguns médicos têm sido igualmente vítimas, para além de que houve roubo de motocicletas.