Olá Tina. Sou uma anónima de 21 anos. Eu gostaria de saber o que provoca corrimento. Gostaria de saber também se tem cura e se, não for tratado, representa um risco para a saúde.
Oi linda. O corrimento tem várias causas. Primeiro, vou começar por explicar o que é corrimento. Há vários líquidos, espessos ou finos, que saem da vagina. Durante a ovulação, é possível ver uma substância que se parece com xima branca ou com queijo feta, e que não tem cheiro nenhum.
Isto não é corrimento vaginal. Também quando a mulher está sexualmente excitada ou quando atinge o orgasmo, liberta um líquido viscoso e fino, transparente. Isto também não é corrimento vaginal.
O corrimento vaginal é um fluxo ou descarga vaginal, que sai com um volume aumentado, e que muitas vezes é acompanhado de mau cheiro, comichão, irritação e ardência na área genital. O corrimento está geralmente associado ao desenvolvimento de fungos (ou bactérias) na flora vaginal, ou a alguma ITS.
De forma geral, o corrimento não associado a algum tipo de vírus é normal e pode aparecer mais de cinco ou seis vezes por ano, e é fácil de se tratar. O corrimento associado a uma ITS requer um tratamento com antibióticos, de forma consistente, para se evitar a resistência do vírus.
O corrimento é prejudicial à saúde física e emocional, porque em estado avançado pode provocar complicações não só na vagina, como também no útero, e até causar infertilidade ou, em caso de mulheres grávidas, a interrupção involuntária da gravidez.
Por essa razão, é muito importante que, assim que a mulher sentir ou reparar que possui os sintomas de corrimento, vá procurar ajuda de um/a médico/a ginecologista, para fazer os exames necessários que se possa diagnosticar o problema e recomendar-se o tratamento adequado.
Os/as médicos/as ginecologistas podem ser encontrados nos hospitais e centros de saúde. Finalmente, não posso deixar de dizer que umas das formas mais eficazes de evitar o corrimento é a utilização do preservativo em todas as relações sexuais.