A província moçambicana de Tete poderá produzir, proximamente, o minério de ferro-gusa ao mais baixo preço do mundo como matéria-prima na produção de aço usado no fabrico de materiais de construção e infra-estruturas metálicas.
Esta região, refira-se, dispõe de um potencial de produção anual de cerca de um milhão de toneladas de ferro-gusa, uma das principais matérias primas para o fabrico de aço, segundo a multinacional australiana Baobab Resources que, desde Fevereiro deste 2013, vem realizando um estudo de pré-viabilidade deste tipo de mineral ferroso.
Os resultados preliminares do estudo indicam que o tipo de ferro abundante em Tete “pode ser separado das restantes componentes a um custo relativamente mais barato, representando uma poupança significativa em termos de custos de capital e operacionais”, salienta a Baobab Resources.
Para o efeito, a multinacional está já à procura de parceiros para formar uma joint-venture e construir uma unidade de fundição de ferro-gusa, em Tete, o que, a acontecer, vai tornar “Moçambique num dos maiores produtores de ferro e aço em África”.
Em Moçambique, a Baobab Resources está também envolvida nas pesquisas e exploração de minério de magnetite, titânio e fosfato, na região Centro de Moçambique.