O Facebook vai adotar a “hashtag”, uma das características mais conhecidas de seu rival Twitter, num movimento para posicionar o seu serviço como um complemento importante para a televisão, eventos desportivos e notícias de última hora.
O Facebook disse nesta quarta-feira que vai começar a oferecer o recurso em sua rede social, o que torna mais fácil para os usuários e anunciantes encontrarem focos de atividade sobre eventos ou temas específicos.
A hashtag, que aparece como o símbolo jogo da velha (#) e foi popularizada pela primeira vez no Twitter, permite aos usuários acompanhar temas específicos de conversa. Os usuários do Facebook agora serão capazes de agrupar comentários sobre o mesmo tema, digitando a “hashtag” ao lado de uma palavra-chave — tais como #autarquicas2013 — no final de um post.
A hashtag provou ser um sistema de rede social acessível para os usuários participarem de conversas online conforme se desenrolam os acontecimentos em tempo real: como debates políticos, programas de TV e desportos. E fornece uma maneira fácil para os anunciantes atingirem um público especial.
A empresa disse que as hashtags foram o primeiro de vários novos recursos que serão introduzidos para destacar discussões sobre eventos no Facebook.
A empresa está a lançar hashtags para cerca de 20 por cento dos seus usuários na quarta-feira, com um lançamento global esperado para as próximas semanas.