O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, anunciou o desmantelamento de um grupo de traficantes de armas no sul da Líbia. Segundo ele, os serviços de segurança da cidade de Tobrouk, situada a 450 quilómetros a leste de Tripoli, descobriram, Domingo último, 60 mísseis de diferentes tipos que os traficantes tentavam fazer passar pelo Egito.
Falando à margem de uma reunião em Tripoli sobre a segurança na parte sul do país, Zeidan indicou que as armas foram confiscadas e que os traficantes serão apresentados à Justiça.
O primeiro-ministro advertiu que as autoridades tratarão com severidade qualquer pessoa que procure prejudicar a segurança nacional ou utilizar o território líbio para fins prejudiciais ao país ou aos seus vizinhos.
A luta contra o tráfico em todas as suas formas ocupa uma posição essencial nas operações em curso das forças da ordem para manter a segurança e controlar as fronteiras, e constitui, ao mesmo tempo, uma missão de importância capital para o Governo, indicou Ali Zeidan.
O tráfico de armas e de droga, bem como a emigração clandestina constituem fenómenos recorrentes na Líbia, favorecidos pela imensidade do território e pela extensão da fronteira saariana que tem cerca de quatro mil quilómetros.