O astronauta canadiano que fez sucesso na Internet com uma versão em gravidade zero de “Space Oddity”, de David Bowie, voltou à Terra, Terça-feira (14), com dois colegas, depois de passar cinco meses na Estação Espacial Internacional.
Chris Hadfield pousou sem incidentes na região central do Cazaquistão, junto com o norte-americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko.
A cápsula espacial Soyuz em que eles viajavam abriu o seu paraquedas laranja e levantou poeira ao ligar os seus motores para amortecer o pouso, cerca de 150 quilómetros a sudoeste da localidade de Zhezkazgan.
“A tripulação está a sentir-se bem”, disse o Controle da Missão, nos arredores de Moscovo, em transmissão por rádio. Em seguida, os astronautas foram mostrados a sorrir, sentados em cadeiras semirreclinadas e protegidos por cobertores azuis, à espera de exames médicos.
A Soyuz havia saído da Estação Espacial cerca de três horas e meia antes de pousar. Hadfield, primeiro canadense a comandar a Estação, voltou a fazer história, Segunda-feira, quando divulgou o primeiro clipe musical gravado no espaço – uma pungente versão “ciberespacial” de “Space Oddity”, canção lançada em 1969, logo antes de a nave Apollo 11 pousar na Lua.
O vídeo, com o seu familiar refrão “Ground control to Major Tom”, já havia sido visto mais de 5 milhões de vezes no YouTube, Terça-feira. A missão incluiu uma imprevista caminhada espacial no Sábado para o conserto de um despejo de amónia num sistema de refrigeração.