O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição em Moçambique, está reunido na cidade da Beira, província central de Sofala, para estudar a legislação eleitoral e aprovar os nomes dos candidatos às eleições autárquicas agendadas para Novembro próximo.
O presidente do MDM, Daviz Simango, disse que o encontro vai servir também para os quadros do seu partido, durante três dias, fazerem um estudo pormenorizado sobre a legislação para que possam liderar e dominar o esquema eleitoral.
Simango é citado pela TVM como tendo dito que, durante o evento, os quadros do seu partido irão aprovar os nomes dos candidatos para o cargo de presidente das 43 autarquias existentes no país nas próximas eleições.
“Alguns municípios serão deliberados e a Comissão Política poderá apresentar os candidatos”, disse Daviz Simango, vincando que no encontro os quadros deste partido vão analisar documentos e estudar a legislação eleitoral para conquistar maior número de municípios.
Actualmente, o MDM preside duas autarquias, nomeadamente o Município da Beira, a segunda maior cidade de Moçambique, dirigido por Daviz Simango, presidente deste partido, e o Município de Quelimane, a quarta maior cidade. Este último município foi conquistado pelo MDM nas últimas eleições intercalares.