Alfiado Sitoe e Emanuel Chaves, nomeados presidentes do Conselho de Administração do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) e dos Aeroportos de Moçambique, respectivamente, foram esta Sexta-feira (26) empossados pelo Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, o qual lançou o desafio de serem mais dinâmicos na implementação de projectos em curso nos sectores onde foram afectos, sobretudo na construção e operacionalização de infra-estruturas ferro-portuárias, rodoviárias e aéreas.
Segundo o governante, para que o país acompanhe o desenvolvimento económico e social é necessário que o sector dos transportes assegure a livre circulação de pessoas e bens de modo a garantir a sua sustentabilidade.
Em relação ao empossado dos Aeroportos de Moçambique, Vaquina espera ainda que crie condições para disponibilizar equipamentos de navegação aérea, atraia mais empresas para operar no mercado nacional e reduza o custo de passagens aéreas, tornando-as mais acessíveis aos moçambicanos.
Ao INATTER, o Primeiro-Ministro exigiu que haja busca de soluções para reduzir o elevado índice de sinistros rodoviários que deixam muitos compatriotas inválidos, facto retrocede a luta contra a pobreza.