Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sudão autoriza exportação do petróleo do Sudão do Sul através do seu território

O Sudão ordenou, Quinta-feira (21), às companhias petrolíferas presentes naquele país para se prepararem para o tratamento, o transporte e a exportação do petróleo proveniente do Sudão do Sul, no âmbito da implementação dos acordos assinados em Setembro de 2012 em Addis Abeba, na Etiópia pelos dois países.

Este anúnciou foi feito pelo ministro sudanês do Petróleo, Awad Ahmed Al Jazz, citado num comunicado idivulgado pelo Alto Comité para o Seguimento da Implementação dos Acordos de Cooperação entre o Sudão e o Sudão do Sul, a que a PANA teve acesso.

O ministro Al Jazz enderaçava-se às empresas petrolíferas, designadamente a Sociedade de Exportação Petrodar (CDRP), à Sociedade de Exploração do Petróleo do Nilo Branco (WNPOC) e à Sociedade de Exploração do Petróleo do Grande Nilo (GNPOC).

para que tomem todas as medidas necessárias com vista à retomada das exportações de petróleo. “Estas ordens provenientes do Ministério do Petróleo inscrevem-se no âmbito da implementação dos acordos de cooperação entre o Sudão e o Sudão Sul, em conformidade com os prazos fixados no acordo de execução”, indica o comunicado.

Na sequência dos acordos assinados a 27 de Setembro de 2012 em Addis Abeba, na Etiópia, o Presidente Omar el-Béchir do Sudão divulgou um decreto sobre a formação do Alto Comité, composto, entre outros, por ele próprio, por dois vice-presidentes e pelos ministros da Defesa, do interior, do Petróleo e Finanças.

A exportação do petróleo do Sudão Sul foi suspensa depois da degradação das relações entre os dois países no entanto, os acordos levaram ao descongelmento das relações entre as duas partes, abrindo assim a via à retomada da exportação do ouro negro sul-sudanês.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!