Este ano Moçambique será palco das quartas eleições autárquicas na história da sua jovem democracia. 20 de Novembro é a data fixada para o efeito. O recenseamento geral arranca no dia 25 de Maio e termina a 25 de Julho.
@Verdade espera que o leitor que já é Cidadão Repórter denuncie, a partir do seu bairro, localidade, distrito ou província os ilícitos eleitorais. Denuncie os actos que se revestem de carácter partidário mas que visam promover campanhas antecipadas. O uso dos meios do Estado deve ser tornado público e nós contamos com o Cidadão que é a voz que zela pelos seus direitos.
Não deixe que o seu direito de voto seja representado por terceiros. Vote, mas não faça do voto um objecto financeiro, despindo-o da responsabilidade individual pelo bem ou mal estar da população.
Recenseie-se, para exercer nas urnas o seu dever cívico. O cidadão é o responsável, em última análise, pelas lideranças que tiver e o seu voto pode fazer toda a diferença. Portanto, recensear representa o primeiro passo em relação aos líderes que se pretende. Não deixe isso nas mãos dos outros e nem espere pelo último dia. Seja um cidadão e goze dos direitos que a Constituição da República lhe consagra. Incentive os seus vizinhos, familiares e amigos a recensearem-se para exercerem, na urna, o seu dever.
Não abdique do seu direito de recensear, por suborno, e nem permita que pessoas destituídas de formação profissional qualificada o façam em troca de dinheiro, emprego, capulanas ou quaisquer tipo de benefício pessoal. Seja a voz do seu bairro e denuncie todo o tipo de abusos e ilícitos eleitorais.
Recensear é um direito consagrado na Constituição da República
Reporte-nos por EMAIL para averdademz@gmail.com, por SMS para o 821111 pelo TWITTER @verdademz ou ainda por uma MENSAGEM BLACKBERRY (pin 28B9A117).