O filme sul-africano “Searching for Sugar Man” venceu o Óscar de Melhor Documentário, na noite de Domingo (24),nos Estados Unidos. O documentário conta a estória dum músico de Detroit, Sixto Rodriguez, que gravou dois álbuns no início dos anos 1970 mas abandandou a sua carreira musical por não ter conseguido vender as suas obras nos Estados Unidos.
Posteriormente, um turista americano trouxe uma cassete do primeiro álbum, “Cold Fact”, à África do Sul e nos anos seguintes Sixto Rodriguez tornou-se muito popular.
Os rumores diziam que ele cometeu suicídio, mas nos anos 1990 um grupo de fãs sul-africanos conseguiu encontrar Rodriguez nos subúrbios de Detroit e ele nem sequer sabia que a sua música fazia sucesso em todo o mundo.
O documentário foi realizado por Malik Bendjelloul, que conheceu Sixto Rodriguez quando efectuou uma viagem de seis meses a África.
O prémio foi recebido por Malik Bendjelloul e pelo produtor Simon Chinn. O filme venceu igualmente o Prémio BAFTA de Melhor Documentário na Grã-Bretanha no início deste mês.