O Governo do Sudão e o Movimento de Justiça e Igualdade do Sudão (JEM-S) assinaram um acordo de cessar-fogo a 10 de Fevereiro em Doha, no Qatar, que deverá entrar em vigor à meia-noite em Darfur, indicou, Segunda-feira (11), a Missão da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (MINUAD).
Num comunicado transmitido à PANA em Cartum, a MINUAD disse que Amin Hassan Omer, ministro de Estado do Sudão e chefe do Gabinete de Acompanhamento em Darfur, e Arko Sulaiman Dahiya, vice-presidente do JEM-S e chefe da delegação, assinaram este acordo.
O acordo foi assinado sob os auspícios da representante especial interina conjunta e medianeira-chefe conjunta, Aichatou Mindaoudou, e do vice-primeiro-ministro do Qatar, Ahmed Bin Abdullah Al-Mahmoud.
O texto do acordo integra disposições relativas aos mecanismos de acompanhamento, nomeadamente a Comissão de Cessar-fogo dirigida pelo comandante da força da MINUAD, e a Comissão Mista, presidida pela representante especial e medianeira-chefe conjunta.
Com a assinatura do acordo de cessar-fogo, as partes vão iniciar a negociações sobre outras questões da agenda definida a 24 de Janeiro, indicou o comunicado.