Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em montagem 250 postos de venda de sistemas fotovoltáicos no campo

A companhia alemã Phaesun está a financiar a montagem de cerca de 250 postos de venda e distribuição de sistemas fotovoltaicos, em apoio ao processo de electrificação rural através da energia solar.

O programa tem a duração de dois anos e visa apoiar os esforços de Moçambique com vista ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs), da Organização das Nações Unidas (ONU) na área respeitante à redução dos altos níveis de pobreza no país, segundo Tobias Zwirner, director da Phaesun.

Em entrevista ao Correio da manhã, Zwirner não revelou o valor aprovado para o projecto, assegurando apenas que a sua organização vai financiar o programa durante os próximos dois a três anos e o mesmo é denominado Energia Sustentável para todos.

Ele foi lançado pela ONU em 2012 com o propósito de aumentar o acesso universal aos serviços de energia moderna e incentivar a utilização de energias renováveis com vista à preservação do meio ambiente no mundo.

Segundo ainda Zwirner, os postos de venda e distribuição de material eléctrico solar deverão ser geridos por operadores económicos nacionais como forma de fomentar o empreendorismo nas zonas rurais, segundo ainda o informante, apontando o baixo custo na utilização do equipamento, empoderamento dos agentes económicos e a melhoria da qualidade de vida das populações como vantagens do uso da tecnologia solar.

Um dos primeiros locais de distribuição de energia foi, semana passada, inaugurado no distrito de Boane, província de Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts