O tráfego rodoviário entre o Sul e o resto de Moçambique está novamente interrompido devido a danificação de uma ponte na Estrada Nacional nº1, na entrada da cidade de Xai-xai, no bairro 8, na província de Gaza.
Esta situação era já iminente segundo o Director da Administração Nacional de Estradas, Cecílio Grachane, que explicou à Rádio Moçambique que desde o rompimento do dique de protecção da cidade o caminho de escoamento das águas, que transbordaram do rio Limpopo há duas semanas, para o mar, passa pela ponte em vez de fazer o seu trajecto habitual deixando a ponte com os pontos de encontro corroídos. “Ontem à noite houve um primeiro sinal com uma pequena erosão no encontro norte da ponte que foi imediatamente reparado. Entretanto numa análise posterior verificou-se uma intra escavação no encontro sul que resultou no desabamento de parte do talude e do próprio encontro da ponte.”
Neste momento decorrem obras de reparação de emergência e o tráfego está interrompido desde o princípio da tarde desta Segunda-feira (4). “O que estamos a fazer neste momento é preencher o vazio criado pela erosão ocorrida.” acrescentou o Director da ANE.
Entretanto no local acumulam-se as viaturas que pretendem chegar a capital do país ou circulam de Maputo para as restantes regiões do Centro e Norte de Moçambique.
A ANE espera concluir a reparação de emergência com brevidade e ainda hoje reabrir a Estrada ao tráfego rodoviário.