Os distritos de Dondo, Nhamatanda e Gorongosa, na província central de Sofala, vão produzir cerca de 750 toneladas de soja, ao longo deste ano. Para o efeito, um total de 150 produtores seleccionados no quadro do projecto ADPP-Clube de farmeiros, estão a trabalhar numa área de cinquenta hectares.
Citado pela Rádio Moçambique, o coordenador-adjunto do projecto ADPPClube de Farmeiros em Sofala, Luís Bila disse que para o sucesso daquela produção foram contratados seis extensionistas que irão apoiar os agricultores.
Bila referiu que o projecto já montou, na localidade de Lamego, distrito de Nhamatanda, uma máquina que, além de farinar soja, pode produzir leite e queijo como derivados. A soja consta da lista dos produtos considerados prioritários no âmbito do plano de acção do Governo de Moçambique para a produção de alimentos, dada a multiplicidades de derivados que estes produtos são capazes de proporcionar.
A soja pode ser processada, dando origem a diversos produtos alimentares como óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e bio-diesel.
Em 2011, a produção de soja poderá atingir 40.000 toneladas no país, estando em curso, a partir da presente campanha agrícola (2008/2009), um plano governamental de três anos para o incremento da produção desta leguminosa em cerca de 30 por cento.