Um recluso, de nome Soares Ozias Tsucan, que cumpria pena por furto qualificado na Cadeia de Máxima Segurança da Machava, vulgo BO, escapuliu-se, na manhã desta quarta-feira (23), quando se encontrava a caminho do Hospital Geral José Macamo, na capital moçambicana.
O caso deu-se por voltas das 10 horas. Na viatura que conduzia Soares Ozias Tsucan, mais conhecido nos meandros do crime por Sultane, estavam quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM).
A mesma, por sinal uma ambulância daquele estabelecimento prisional, foi interpelada, no semáforo que dá acesso àquela unidade sanitária, por um grupo de oito delinquentes fortemente armados. Desarmaram os quatro agentes e levaram consigo duas pistolas, as chaves da viatura e o recluso.
Segundo a Rádio Moçambique, o foragido é natural da Manhiça, com residência no bairro de Intaka, quarteirão 22, casa número 30. Cumpria uma pena de 13 anos por furto qualificado, desde 2009, na Cadeia da Machava.
Entretanto, o Serviço Nacional de Prisões (SNAPRI) através do seu oficial, Elídio Mutola, não confirma o facto, mas avança que um processo de investigação está a ser levado a cabo pela BO em parceria com a PRM para o esclarecimento do caso, de cordo com aquela estação radiofónica.