Mais de cinco famílias encontram-se ao relento, desde o último domingo (30), devido à chuva torrencial que cai na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, no Norte de Moçambique. A reportagem do @Verdade visitou algumas famílias afectadas no bairro de Namiepe e zona da Memória, periferia da urbe.
Chico Xavier, de 26 anos de idade, residente no bairro de Namiepe, é chefe de uma família composta por cinco pessoas. Disse que a chuva começou quando estava no serviço.
De repente recebeu um telefona da esposa informando que o tecto da sua casa havia desabado por causa da força do vento que se fazia sentir na altura.
Pelo facto de a chuva ter durado muito tempo, não foi possível condicionar o tecto no sentido de garantir o alojamento da sua família.
Mas momentos depois foi pedir amparo a uma casa vizinha e lhe foi cedido a varanda para passar a noite. No dia seguinte pediu emprestado dinheiro aos amigos para arrendar uma residência no mesmo bairro.
Anita Dúdo, de 28 anos de idade, também foi interpelada nossa reportagem. Continua a residir numa parte da sua casa que ficou destruída pela fúria da água da chuva. Não tem condições para arrumar um lugar condigno para os seus filhos porque o seu marido encontra-se no distrito de Eráti, província de Nampula.
Outra cidadã que se encontra sem condições para estar num lugar condigno é Maria de Alfredo, de 49 anos de idade. O marido faleceu em 2006, desde lá para cá não se casou.
Desde que ficou viúva começou a enfrentar certas limitações financeiras, por isso, decidiu vender o seu talhão no bairro de Namutequeliua e passou a residir no bairro de Namiepe. Depois da destruição da sua casa pela chuva não tem como arranjar um abrigo para se refugiar.
Na zona da Memória o @Verdade soube que uma senhora cuja identidade não foi possível apurar teria sido arrastada pela corrente das águas. Contraiu ferimentos na parte do peito. Segundo nossas fontes, neste momento a vítima encontra-se internada no Hospital Central de Nampula.
Dados não confirmados pelas autoridades indicam que pelo menos duas pessoas foram atingidas por postes de transporte de energia eléctrica que tombaram no bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula, devido à força do vento.