Dez pessoas morreram afogadas nas diferentes praias moçambicanas na semana de 14 a 20 de Dezembro de 2012. Outras duas também perderam a vida vítimas acidentes rodoviário e ferroviário, respetivamente.
Na semana em análise houve 21 casos, contra 20 de igual período do ano passado. O porta-voz do Comando do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), David Cumbane, disse ao @Verdade que a morte por afogamento nas praias tende a ser preocupante. Urge intensificar a permanência e a vigilância nas praias do país de modo a torna-las minimamente seguras para os banhistas.
Para evitar que mais mortes ocorram, ele apelou aos banhistas nacionais e estrangeiros para que não se façam aos locais proibidos pelas autoridades marinhas.
Enquanto isso, na madrugada de segunda-feira passada (17), na localidade de Xinavane, distrito da Manhiça, segundo o nosso interlocutor, uma viatura de marca Mitsubishi, na qual viajavam quatro pessoas, despistou-se e caiu no Rio Incomáti. Todos os ocupantes morreram afogados. A ponte onde se deu o acidente não tem barreiras de protecção.