Após três dias de competição no campeonato nacional de Andebol, que decorre desde Sexta-feira na cidade de Nampula, já é possível identificar dois grupos bem distintos entre as 18 equipas que disputam o torneio: o grupo das candidatas ao título e o grupo das equipas que procuram competir ao mais alto nível.
Na análise do secretário-geral da Federação Moçambicana de Andebol, Hassane Basse, as equipas que estão apostadas em conquistar o título em femininos são as representantes de Maputo, Matola e Açucareira de Mafambisse. Já em masculinos as equipas melhor cotadas para o título são a Malhangalene, Atlético de Chiveve, Clube de Dondo e Trovoadas de Chimoio.
Análise similar Hassane Basse fez em relação aos atletas há um lote que está acostumado a participar em competições nacionais e internacionais e outros que estão a surgir a partir dos jogos escolares o que é considerado de positivo pelo dirigente federativo. “Se olharmos pelo interesse que tem para com a modalidade, mas os treinadores precisam trabalhar, tecnicamente, para formar e dar o seu apoio necessário no sentido de, também, poderem afirmar-se no mundo do desporto”.
A fonte deu a conhecer que encontram-se na cidade de Nampula a participar no nacional de andebol dois treinadores das selecções nacionais, sob 19 em femininos e sob 20 em masculinos, para poder avaliar o nível evolutivo dos atletas. Pretendem os dois selecionadores encontrar possíveis reforços que, eventualmente, possam integrar na equipa nacional que vai jogar na fase continental da Federação Internacional da modalidade.
Entretanto este Sábado registaram-se os seguintes resultados:
2ª jornada em masculinos
Academia Militar de Nampula 22-35 Clube de Dondo
Malhangalene 51-17 Cadecos
Andorinhas 19-55 Atlético de Chiveve
Matolinhas 31-29 Benfica de Nampula
1ª jornada em femininos
Academia Militar 24-22 Flamingo do Norte
Açucareira de Mafambisse 16-42 Madjedje
Andorinhas 20-31 Liga do Chiveve