A Polícia da República de Moçambique alvejou a tiro na madrugada desta quinta-feira (29) um indivíduo e deteve um outro durante uma perseguição, após roubarem material médico no armazém de medicamento localizado na Av. das FPLM, na capital de Moçambique. Um terceiro conseguiu escapulir-se, estando neste momento em parte incerta.
Todos eles eram funcionários do sector da Saúde, sendo que o baleado foi identificado pela Polícia com o nome de J. Sitoe, 25 anos, antigo trabalhador do armazém e que se encontrava afecto ao Hospital Central de Maputo (HCM). Este foi atingido na região do pescoço quando tentava fugir, após o grupo ser surpreendido.
O detido é J. Zimba, 24 anos, agente de serviço afecto ao armazém, encarcerado numa das celas da 12ª esquadra da Polícia.
O último, identificado com o único nome de Fidelis (32 anos), um médico do HCM, de acordo com a corporação, ter-se-á escapulido durante a perseguição.
O ferido está internado no HCM, mas já fora do perigo. Na altura da detenção, segundo Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia no Comando da cidade, os três já tinham carregado numa viatura pertencente a Fidelis mais de vinte caixas de luvas cirúrgicas. Mudumane disse tratar-se de uma rede especializada no roubo de medicamento e material hospitalar a farmácias e hospitais privados.
O porta-voz afirmou estarem em curso investigações com vista a descobrir o destinatário dos fármacos e neutralizar o outro membro do grupo, em parte incerta. Entretanto, o material roubado foi recuperado e entregue às autoridades da Saúde.
