O Fundo de Investimento do Governo da Noruega (Norfund) inaugurou, esta quinta-feira (29), em Maputo, um escritório no qual vai dar mais ímpeto às suas acções no sector de agro-negócio, que incluem a concessão de empréstimos para o desenvolvimento de actividades comerciais sustentáveis.
O director-geral daquela organização norueguesa, Kjell Roland, disse que a instalação ora aberta significa um comprometimento no sentido de alavancar o desenvolvimento económico em prol do combate à pobreza que ainda assola milhares de moçambicanos.
Para além de agro-negócio, aponta como algumas áreas prioritárias para investimentos as de energias renováveis e as instituições financeiras.
Kjell Roland considerou também que o sector de agro-negócio é importante porque gera empregos devido à sua exigência da mão-de-obra intensiva e responde às necessidades de desenvolvimento nas zonas rurais, que são as maiores áreas de actuação.
Referiu que o projecto Matanuska, que consiste na produção da banana, na província de Nampula, criou cerca de 3.000 postos de emprego para as populações e gerou receitas para o país através da exportação.
