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Moçambique prepara centro de atendimento empresarial

Empresarial para facilitar o desenvolvimento deste sector em Moçambique. As áreas que merecerão atenção especial deste centro são as de implementação de projectos, investimentos, oportunidades de negócios, parceria externa, entre outras.

A Directora do IPEME, Odete Tsamba, disse que o Centro em questão vai preencher a lacuna existente na obtenção de informações importantes para o desenvolvimento deste segmento no país, principalmente no seio das pequenas e medias empresas.

“Os pequenos e médios empresários ainda não têm onde obter informação de base, nomeadamente sobre oportunidades de negócios, investimentos, desenho de projectos, financiamentos, parceria externa, entre outras necessidades empresarias”, disse Odete Tsamba, falando Quarta-feira, em Maputo, a jornalistas, por ocasião do seminário empresarial Moçambique – Brasil.

“Queremos encontrar a melhor forma de estabelecer o Centro de Atendimento Empresarial, tendo em conta os outros instrumentos já aprovados pelo Governo, tais como os Balcões de Atendimento Único (BAU), entre outros”, anotou a fonte.

“O Governo tem estado a aprovar vários instrumentos para apoiar a actividade empresarial, incluindo na simplificação de procedimentos. Mas, muitas vezes não têm sido do conhecimento dos pequenos empresários. O Centro vai providenciar esta informação a estes”, acrescentou Tsamba.

Neste momento, estão em discussão as modalidades do estabelecimento do Centro. Na ocasião, o Assessor internacional do Serviço de Apoio às Micro e Médias Empresas Brasileiras (SEBRAE), José Marcelo, disse acreditar que a experiência da instituição que representa podera’ ser progressivamente transmitida para a instalação do Centro de Atendimento Empresarial em Moçambique.

“Trazemos a ideia de que é preciso tratar as pequenas e médias empresas duma forma diferenciada, dada a importância que têm para a economia local. O SEBRAE tem produtos e serviços desenvolvidos especificamente para esses segmentos de economia, focalizando as áreas de capacitação em gestão, negócios, consultoria tecnológica, recursos financeiros, entre outros”, explicou Marcelo.

O seminário Moçambique – Brasil tinha em vista discutir as linhas de cooperação entre os dois países no sector empresarial.

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