A Polícia da República de Moçambique (PRM) transportou, Sábado (3), de um distrito até à Cadeia Provincial da Zambézia um presumível recluso amarrado como um cabrito numa viatura da PRM, da marca MAHINDRA, com a chapa de matrícula MLW 19-39 que ao mesmo tempo carregava carvão e outros bens.
Segundo o Diário da Zambézia um agente identificado com o nome de Chico, da Polícia de Investigação Criminal (PIC), que estava na viatura desatava o cidadão para o colocar no interior da cadeia, quando a reportagem (do DZ) fez-se ao local.
O cenário criou curiosidade no seio de todos que passavam pela estrada e ninguém resistia. Todos paravam, mas não podiam dizer nada diante da polícia.
Não foi possível apurar de que distrito vinha a viatura, mas o DZ identificou o agente Chico como sendo ele que se encontrava no cerne da acção.
Este pode não ser o primeiro caso a acontecer na província, e aqui chama-se a responsabilidade da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e também de outras entidades competentes.