Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festividades dos 125 anos da cidade de Maputo aquecem

As comemorações dos 125 anos da cidade de Maputo; lançadas no dia 19 de Junho do corrente ano e que terminam a 10 de Novembro, dia do aniversário de Maputo, entram na semana mais alta e mais esperada.

De acordo com Susana Laice, Secretária Municipal e coordenadora das festividades dos 125 anos da cidade de Maputo, para o dia 10 de Novembro, estão programadas várias actividades de carácter cultural, “os festejos já começaram e foram lançados no dia 19 de Junho do ano em curso. De lá até cá aconteceram muitas actividades, como foi o caso do lançamento do festival do batuque, que vai ter o seu momento mais alto no dia 09 de Novembro, às 15, no FEIMA, concurso do lançamento do Jornalismo económico, em parceria com o STANDRT BANK, o concurso bairro mais limpo, bem como os torneios desportivos, entre outras actividades”, frisou.

Laice disse que “a parte mais recheada é a que está a começar, esta semana, pois, ainda Terça-feira tivemos a abertura da exposição dos 50 anos de carreira de Samatre Mulungo, no ATRI, no dia 02 de Novembro (Sexta-feira), haverá um seminário sobre a cidade de Maputo, evento organizado em parceria com a Universidade Pedagógica (UP), no anfiteatro da UP da Lhanguene”.

Refere mais adiante que no dia 07 haverá teatro infantil, apresentado por um grupo proveniente da cidade meldiburg, na Alemanhã, uma cidade que tem cooperação com Maputo.

A nossa interlocutora diz ainda que, durante a semana dos festejos, estarão presente cinco edis de alguns países amigos de Moçambique, bem como dez presidents dos conselhos municipais nacionais.

Conforme revelou a fonte para o @verdade, o momento mais esperado é do dia 09, pois, haverá um espectáculo, onde vão actuar músicos nacionais como Wazimbo, Liloca, Taba Sily, Anita Macuácua, só para citar alguns exemplos.

Do estrangeiro, os moçambicanos vão ser brindados pela actuação da cantora angolana Yola Semedo. Portanto, a coordenadora do evento garante que estarão garantidos todos os sistemas de segurança e de primeiros socorros, pela polícia da República de Moçambique, CRUZ Vermelha e dos Bombeiros, uma vez que a meia-noite haverá fogo-de-artifício.

Enquanto no dia do aniversário da cidade (10 de Novembro) está reservada a deposição de corroa de flores na Praça dos Heróis, actividades na praça da Independência, como o desfile da polícia municipal e mais tarde pelas 11 horas vão se deslocar à Escola Náutica para assistir a chegada dos vencedores da travessia Catembe Maputo.

“Além de que vamos ter uma exposição fotográfica no ATRI, organizada pela Associação Moçambicana de Fotografia”, informou a fonte. De salientar que o patrono das festividades, este ano, é o STANDART BANK, entidade que garante a realização do evento no seu todo.

Relativamente ao espectáculo, o mesmo é da inteira responsabilidade da empresa de telefonia móvel VODACOM e, este ano está incluso na efeméride o conceito cidade inteligente, que já é usado em grandes cidades do mundo e Maputo não quis ficar de fora, “nos 125 anos incluímos este conceito e visa educar os citadinos de Maputo, através das escolas e não só, a terem práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, é um projecto que está a começar mas veio para ficar”, garantiu a secretária.

Dizer também que o lema das comemorações deste ano é “Maputo, 125 anos rumo ao desenvolvimento” e Laice revela que “referimo-nos ao desenvolvimento económico e social.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts